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Transporte público em Teresina: BNDES propõe cerca de R$ 3,6 bilhões para ampliar serviço com metrô e BRT

Soluções para o transporte público: Teresina aderiu a estudo do BNDES O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentou, na quinta-f...

Transporte público em Teresina: BNDES propõe cerca de R$ 3,6 bilhões para ampliar serviço com metrô e BRT
Transporte público em Teresina: BNDES propõe cerca de R$ 3,6 bilhões para ampliar serviço com metrô e BRT (Foto: Reprodução)

Soluções para o transporte público: Teresina aderiu a estudo do BNDES O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentou, na quinta-feira (27), à Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) um plano para ampliar o transporte público na região metropolitana da capital. O projeto prevê três novas linhas de média e alta capacidade, com investimento estimado em R$ 3,6 bilhões. A meta é acrescentar 31 km à rede atual e reduzir o tempo de viagem em até 13%, segundo o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU). ✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp "Que a União, o Governo Federal, possa participar dos investimentos. A gente sabe que os municípios e os estados muitas vezes não tem os recursos necessários para fazer os investimentos em alta e média capacidade", explicou Rafael Ferraz, gerente do estudo nacional do BNDES. "A expectativa é que as novas chamadas do PAC possam priorizar os projetos sinalizados pelo estudo nacional. Aqui em Teresina seriam dois BRTs e o prolongamento do VLT, o Metrô de Teresina, até Timon (MA), que já está recebendo recursos do PAC atualmente", completou o gerente. Expansão da rede e investimentos necessários Hoje, Teresina tem 17 km de rede de transporte. Com os novos projetos, serão acrescentados 31 km, chegando a 45 km no total. O investimento para obras e frota inicial é estimado em R$ 3,6 bilhões. Os projetos incluem metrô, ônibus de trânsito rápido (BRT) e veículo leve sobre trilhos (VLT): Extensão do metrô: Linha 01 será ampliada em 2,5 km até Timon (MA), com investimento de R$ 286 milhões. Corredor Leste-Oeste: Ligará os terminais Parque Piauí e Zoobotânico. Terá 16,1 km e pode usar BRT elétrico (R$ 660 milhões) ou VLT (R$ 1,84 bilhão). Deve atender 151 mil moradores. Corredor Sudoeste: Vai ligar o Terminal Bela Vista à Universidade Federal do Piauí (UFPI). Serão 12,9 km, com opção de BRT elétrico (R$ 540 milhões) ou VLT (R$ 1,48 bilhão). Beneficiará cerca de 140 mil pessoas. O estudo aponta benefícios além da mobilidade: Tempo: viagens podem ficar até 13% mais rápidas. Custos: operação do transporte público pode cair 16%. Segurança: redução de até 6% nas mortes no trânsito, evitando até cinco óbitos por ano. Meio ambiente: emissão de gases poluentes pode cair 12%, o que equivale a 35 mil toneladas de CO₂ por ano. O retorno social do projeto pode chegar a R$ 3,2 bilhões no cenário mais favorável. Os ganhos podem ser maiores se houver políticas para reduzir o uso de carros e priorizar o transporte coletivo. Nesse caso, o retorno social subiria de R$ 2 bilhões para R$ 3,2 bilhões. Atualmente, o transporte público de Teresina é composto pelo sistema de ônibus e pelo metrô Reprodução VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube